O Colégio


O Instituto Educacional Maciel iniciou suas atividades em 2004, na época o colégio era conhecido como Escola Lápis de Cor pertencia a esposa do então vereador Fabio Gentil que tinha uma visão de educação para além da sua época, sempre procurando inovar, buscando ser uma das melhores escolas da cidade. A Escola Lápis de Cor atendia apenas a educação infantil e a partir de 2006 passou a ser gerida pela Professora Alexsandra Maciel e Silva Franco, que junto com o seu corpo docente qualificado foi ampliando as ofertas de turmas, passando a oferecer o Ensino Fundamental 1.
Em 2015 o colégio passa a se chamar Instituto Educacional Maciel, e damos continuidade as séries do Ensino Fundamental 1, passando a atender também o Ensino Fundamental 2. Hoje o Instituto Educacional Maciel conta com mais de 15 turmas desde a educação infantil até o Ensino Fundamental 2. Oferecendo também cursos técnicos e preparatório para concursos e vestibulares.
A explicação para esse sucesso se encontra no excelente quadro profissional, material didático das melhores editoras do Brasil, equipe pedagógica preparada, recursos didáticos modernos, estrutura física apropriada e projeto pedagógico arrojado que concilia, num todo harmônico, preparação humana e científica.
O Instituto Educacional Maciel se destaca no mercado pelos seus projetos inovadores, como a Feira do Empreendedor que incentiva as crianças desde pequenas a entenderem o mundo dos negócios. Sua feira de ciências que incentiva a produção cientifica dos alunos maiores.
Em projetos sociais o Instituto Educacional Maciel realiza com seus alunos campanhas de prevenção e combate à Dengue juntamente com a prefeitura municipal de Caxias. Além de interagir constantemente com a população em diversas áreas em datas e/ou eventos municipais importantes.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

O Instituto Educacional Maciel recebe alunos a partir de 2 anos de idade e desenvolve uma rotina que prioriza situações de aprendizagem planejadas que respeitam o universo da criança.
A Educação Infantil do Instituto Maciel, do Maternal I ao jardim II, sublinha a importância da educação nesta fase, quando se inicia a socialização das crianças, tornando este processo ludicamente favorável à sua adaptação geral na escola.
Para tanto, o Instituto Maciel conta com profissionais capacitados para trabalhar com o universo da criança, além de dispor de espaço próprio para a realização de atividades essenciais para o pleno desenvolvimento do educando.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

O Ensino Fundamental I do Instituto Maciel é outra etapa importante no desenvolvimento da criança. Nessa fase, o aluno é estimulado a aprimorar o processo de leitura iniciado na Educação Infantil. Também é objetivo da escola desenvolver as habilidades físico-motoras, cognitivas, sociais e emocionais do aluno, a partir dos conteúdos e projetos desenvolvidos nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
Aqui, a formação básica para a cidadania permeia todo o ensino, aliada ao domínio da língua falada e escrita, da leitura e do cálculo, num ambiente prazeroso de aprendizagens.
A Coordenação Pedagógica dirige e orienta toda a parte pedagógica dessa fase, observando a execução e o cumprimento das múltiplas atividades, dos Planejamentos de Ensino, isso, em estreita comunicação com o corpo docente e técnico educacional.
Bimestralmente, são promovidos encontros de pais e professores para análise de desempenho dos alunos.

ENSINO FUNDAMENTAL 2

É finalidade do Ensino Fundamental II do Colégio Senso, despertar no aluno o senso crítico para que ele possa questionar os acontecimentos do dia a dia, e possa adotar atitudes coerentes, caracterizando-se como ser pensante e atuante na sociedade.
No Ensino Fundamental II, damos prosseguimento aos trabalhos realizados até o 5º ano, recebendo alunos pré-adolescentes e adolescentes. Com características peculiares, o fazer pedagógico, nessa fase, requer a continuidade de um ensino contextualizado.
A Coordenação Pedagógica Instituto Educacional Maciel mantém a unidade e controle dos trabalhos pedagógicos, sejam aulas ou projetos intra e extraclasse, planejando, organizando e apoiando atividades programadas; coordenando os professores, o cumprimento dos Planos de Ensino, avaliando condutas e atividades didático-pedagógicas, recreativas, de cunho social e assistencial, para que a formação integral do aluno se desenvolva de forma atraente.